Porque fazer um curso?

Olá, este blog tem como objetivo auxiliar tanto os professores que criam o conteúdo de cursos à distância, assim como designers e pedagogas que colocam a “mão na massa” na execução dos cursos em si.

Então vamos lá, alguém teve a brilhante idéia de criar um curso online, (EAD, educação a distância, educação online, e-learning, enfim…) certo vamos fazer o conteúdo e botar pra quebrar! Errado! Neste post quero listar os erros mais comuns da parte que chamo de “pré-curso”, ou seja, o momento antes da criação do conteúdo do curso.

1Cursos online estão na moda, é a mais nova tecnologia”. Criar um curso apenas porque tem se falado muito do EAD não é uma boa causa para iniciar um curso, gastar dinheiro e tempo, apenas por gastar, não irá levar a lugar algum

2Quero interações e desenhos bonitinhos”. Eu já escutei isso! É triste mas tem gente que não entende o objetivo do ensino a distância…

3 “O EAD irá nos ajudar no fator tempo e espaço”. Talvez organizar uma simples palestra pode sair mais barato e dar menos dores de cabeça do que montar um curso.

4 Tenho um problema, o EAD é a solução deste problema”. Quase! É justamente nesta questão que pretendo argumentar:

O ensino a distância precisa resolver um problema. Mas é necessário resolver com o cliente qual a melhor solução para este problema! Pode ser que o EAD seja a solução, mas pode ser que não seja.

porque fazer um curso?

porque fazer um curso?

Temos que primeiro encontrar a raiz do problema, vamos supor que uma empresa implementou um sistema novo em sua intranet e quer ensinar aos funcionários como lidar com este novo sistema.Podemos criar um livreto com as instruções, podemos fazer um vídeo instrucional, ou dar uma palestra para todos, ou ainda treinar alguns funcionários para que treinem outros e assim por diante. Ou podemos criar também um curso online ensinando a cada um como se adaptar ao novo sistema.

Existem prós e contras para cada solução, tudo deve ser observado, se o sistema é muito complexo ou se é simples, qual o tempo médio cada pessoa vai precisar para aprender tudo, qual o custo cada solução irá arcar, etc. Mas o que quero frisar é que é importante analisar o cenário completo até decidir se criar um curso é realmente a melhor solução. Deve se saber PORQUE criar um curso será a decisão certa e não as outras.

Então, chegou o cliente pedindo o curso, aprenda a perguntar “PORQUE?” Mesmo que você viva de criar cursos, seja profissional e saiba recusar ofertas, salvar um cliente de um erro que custará caro, irá gerar créditos para você no futuro. Pense nisso.

About these ads
Post seguinte
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 263 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: